Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

3 de Setembro Dia do Biólogo - Homenagem do CFBio ano 2014





Os Biólogos vem demonstrando a sua importância há centenas de anos para a manutenção da vida humana e do planeta. 3 de setembro é celebrada a regulamentação da profissão Biólogo. A missão do Sistema CFBio/CRBios é zelar pela ética e excelência com o desafio de direcionar ações de mais de 80 mil profissionais, desde sua fundação há 35 anos.

A Biologia é um alicerce fundamental para as outras áreas do conhecimento, daí sua importância multidisciplinar que, a partir das pesquisas desenvolvidas no contexto biológico, torna possível fazer a interlocução com as demais áreas, contribuindo de forma direta e indireta para o avanço da ciência.
A profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979. Devido à profissão ter sido regulamentada na data 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo.
A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por Biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, e na preservação ambiental.
O Biólogo é um profissional com essência generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade, detentor
de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;

Parabéns a você Biólogo, profissional que estuda a vida em suas diferentes formas de expressão. Comprometido com uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente, monitora qualidade de nossas águas, recombina DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas e, acima de tudo luta pela proteção e preservação de nosso planeta.

Site do CFBio - http://www.cfbio.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário